VIABILIZAÇÃO UM SONHO QUE PODE VIRAR REALIDADE


VIABILIZAÇÃO UM SONHO QUE PODE VIRAR REALIDADE

*Regina Aparecida Rosa da Silva

CEREST/ EAD /FIOCRUZ

RESUMO

Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre ideias a respeito da recuperação de um córrego que é utilizado como via publica para todos os moradores, e trabalhadores da região devida sua localização. A falta de iluminação, pavimentação asfáltica e rede de esgoto, favorece o tráfico e consumo de drogas. Abriga usuários aumentando a violência urbana trazendo com ela o medo e a insegurança. O que acarreta em transtornos psicológicos levando a uma superlotação nos postos de pronto atendimento. O interesse do trabalho é despertar para essa problemática que envolve duas das principais questões de saúde ambiental na região: impacto direto sobre os moradores e violência urbana.

A prática decorrente dessa medida de um modo geral coloca em pauta as questões: viabilidade, sustentabilidade e sociabilidade. Refletirmos sobre valorização, conservação envolve um planejamento cuidadoso e o uso de recursos que garantam auxilio a sua população e desta forma a saúde, bem estar e a subsistência familiar.

Buscar resultado que auxiliem essa nova realidade, a fim de encontrar elementos que permitam que este trabalho descubra a melhor maneira de compartilhar conhecimento, discutir práticas e conscientização de participação popular, como algo imprescindível.

 

INTRODUÇÃO

Os recursos terrestres em grande parte são esgotados pelos seres humanos criando, uma excessiva quantidade de poluentes e resíduos danosos ao meio ambiente, prejudicando outras formas de vida.

Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais circunstâncias, em que coisas ou pessoas estão subordinadas, também pode ser definida como a capa

cidade do ser humano de agir em conjunto com o mundo preservando o meio ambiente não comprometendo os recursos naturais das gerações futuras segundo o dicionário online. Sua definição parte do pressuposto da conscientização do ser humano para com meio ambiente.

O método usado neste trabalho foi um estudo bibliográfico relacionado com as questões de saúde do trabalhador e meio ambiente da região de Jandira, tomado como referência o tema central da 13ª Conferência Nacional de Saúde – Saúde Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento, correlacionando-o com os temas-eixos da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador (2005).  A concepção do trabalho buscou recapitular através, de revista de guia da cidade e panfletos informativos, uma série de ações da administração do prefeito Paulinho Bururu (2001 – 2008) e do vereador Gê em sua proposta administrativa.

A 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador realizada de 24 a 27 de novembro de 2005, em Brasília, foi convocada pelos ministérios da Previdência Social, da Saúde e do Trabalho e Emprego, permitindo que os gestores e a sociedade civil se organizassem e refletissem sobre o mundo do trabalho e seus impactos sobre a saúde das populações.

Resoluções da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

As discussões foram articuladas em torno de três eixos:

Eixo I – Como Garantir a Integralidade e a Transversalidade da Ação do Estado em Saúde dos (as) Trabalhadores (as)? (Resoluções de nº 1 a 163)

Eixo II – Como Incorporar a Saúde dos (as) Trabalhadores (as) nas Políticas de Desenvolvimento Sustentável no País?  (Resoluções de nº 164 a 273)

Eixo III – Como Efetivar e Ampliar o Controle Social em Saúde dos (as) Trabalhadores (as)? (Resoluções de nº 274 a 362)

 

Dessas discussões, foram elencadas 362 resoluções que orientam o planejamento e execução de ações promovendo melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, já reguladas às responsabilidades concedidas e estabelecidas interagidas com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

A 13ª Conferência Nacional de Saúde tem como tema central “SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICAS DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO”, com os seguintes eixos temáticos:

I. Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento;

II. Políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde;

III. A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.

Cada eixo temático será discutido em uma mesa-redonda, que contará com a participação de quatro expositores e um debatedor, com debate com os delegados e convidados.

 

27/08/2012

Essa é a atual situação de Jandira, lixo em cada esquina da cidade. Esse é o caminho?

Nesta matéria poderíamos até usar o título “Jandira, a cidade do lixo”, porém, por respeito ao cidadão jandirense, que já está muito fragilizado, vamos deixar que cada um faça, a sua avaliação da cidade onde moramos.

 

É triste andar pelas ruas da cidade e deparar com montes de lixo em cada esquina; como um veículo de comunicação não poderia deixar de expor essas mazelas aos munícipes para que eles possam avaliar o abandono que existe por aqui.

Sabemos que tudo não depende do poder público, pois é comum andar pelas vias da cidade e vermos pessoas que jogam lixo nas ruas e nas calçadas, porém, sem sombra de dúvida, acreditamos que deve existir pelo poder público um incentivo maior para o cidadão respeitar o espaço em que vive.

Além de não existir isso, o que vemos é um tremendo mau exemplo, pois esse mesmo poder público permite que seja despejado todo tipo de lixo na entrada da cidade (em frente ao hospital), isso é uma falta de respeito com o cidadão, é o que podemos chamar descaso total do poder público local.

 

MÉTODOS

Ao abordarmos a garantia constitucional do direito à saúde e ao acesso universal e igualitário a ações e serviços em nosso favor, pensamos no que é bom, individualmente, essa visão torna-se irresponsável e desrespeitosa com o próximo e com o meio ambiente. Ao longo da vida, o ser humano passa por diversas tentativas de melhoria pessoal com a capacidade de refletir conscientemente acerca de suas decisões e a habilidade para compreender a própria mente.

Os assuntos abordados na 3ª Conferência Nacional de Saúde estão garantindo meios legais e práticos integrados com ação simultânea e qualidade da saúde. Elaboraram protocolos de atenção à saúde dos trabalhadores, definindo os fluxos de atendimento para promover, prever e recuperar a saúde e meio ambiente. Garantindo o acesso dos trabalhadores urbanos e rurais às novas tecnologias proporcionando uma melhoria de vida. A ideia agora é adotar essas estratégias para melhorar o meio onde vivemos. Esses assuntos estão correlacionados na 13ª Conferência Nacional de Saúde as estratégias semelhantes no sentido de organizar e aperfeiçoar a convivência saudável entre a população e o meio ambiente.

Discutindo a prevenção, assistência e reabilitação aos dependentes químicos em todos os segmentos: idades, sistema prisional, etc. Estimulando conscientização e o comprometimento das instituições envolvidas. Estabelecendo artifícios para proteção social contra o alcoolismo e cigarro. Proibição de propagandas, regulamentação de horários e locais para comercialização. Executando e mediando políticas no meio ambiente que implicam em relações do trabalho sendo amparadas pela legislação focalizando os riscos, agravos e doenças. Aperfeiçoando o processo de trabalho, acidentes, exposto à contaminação com substâncias tóxicas. Compondo e inserindo programas de orientação, diminuição da geração de lixo, respeitando a natureza e a preservação do meio ambiente, prevendo planos de desenvolvimento econômico e inclusão e a efetivação de políticas de preservação dos recursos naturais. Ponderar sobre o modelo de crescimento seguido pelo Estado, incluindo a efetiva participação do controle social nas discussões para instalação dos empreendimentos e adoção dos componentes de saúde humana e sustentabilidade socioambiental Segundo Bururu (2001 – 2008), o futuro depende de uma boa educação. É importante desenvolver essa habilidade nos jovens, tanto quanto, educar a população como um todo. A infraestrutura pode melhorar se sua população souber mantê-la. Tornar viável e sustentável esse córrego em questão são medidas para tantos problemas que ele vem acarretando.

No momento apresenta-se: como um enorme galpão de lixo e entulho armazenando animais peçonhentos, esgotos de todos moradores, condomínio e empresas, que percorrerem ao longo do seu leito. Sem saneamento básico e coleta de lixo os moradores e trabalhadores estão expostos ao contato com ratos podendo contrair leptospirose, sumidouros de pernilongos aumentando o risco do aumento da dengue. É importante ressaltar, a exposição nesse ambiente pode ser um veículo de disseminação de doenças por conter agentes microbianos prejudicando a saúde e a integridade do trabalhador.

O local em completo abandono só não está pior, devido à disponibilidade de alguns moradores em fazer a limpeza, quando está insuportável a situação. Que por sua vez são leigos, sem material, equipamento de proteção individual e preparo para tal procedimento correm o risco de se contaminarem ou sofrerem algum tipo de acidente, já que são queimados todos os materiais encontrados, poluindo o ar com fumaça tóxica levando a um desconforto respiratório.

Durante a pesquisa foi observado que outros córregos da cidade foram canalizados diminuindo o problema com enchentes garantindo certo controle das doenças na região. Promoção da recuperação, desenvolvendo projeto de sustentabilidade, para mudar esse quadro é uma missão enfrentada por essa população. Através de informação, orientação, educação, adaptando práticas mesmo que simples e entendendo que o consumo consciente pode contribuir e causar uma harmonia entre o homem e o meio ambiente.

Os obstáculos mais difíceis de serem superados são: implementar  a política nacional de práticas integrativas e complementares de saúde, implantar a política de promoção da saúde nos estados e municípios, com a constituição de comitês gestores e controle social, o financiamento, a aceitação do projeto para se estabelecer, então, a solução.

 

Conclusão

Com uma sociedade consciente da necessidade de preservação do meio ambiente, legislação que assegure isso, partindo dos resultados dos projetos implantados na melhoria da cidade demonstra que ao pensarmos com vontade política participação, ativa e crítica, podemos fortalecer os processos de comunicação e potencializar as capacidades locais por meio da criação de vínculos cooperativos entre moradores e políticos.

Referência

Resoluções da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador; artigos: 12, 21, 31, 64, 357, 352, 347.

13ª Conferência Nacional de Saúde – Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento; artigos: 02, 03, 04, 05, 06, 07,12, 13, 15, 17, 127.

Panfleto informativo do Partido Verde de Jandira; Gráfica: 04.711.421/0001-81; Candidato: 15.943.116/0001-31; Tiragem: 12.500.

Revista Guia de Serviços (2001-2008). Coordenadora e jornalista responsável: Elionai Piovezan.

http://www.dicio.com.br/participacao/

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Eurico Gomes

Sobre ler e viver!

Linda Por opção

Portal com muitas dicas para você que escolheu ser linda!

Eurico Gomes

Sobre ler e viver!

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

The JetHead Blog

... the world from 40,000' at 500 mph.

Why? Because Science.

Combating Stupidity Since 2012

The PhotoBook

Commentary on photo books

101 Books

Reading my way through Time Magazine's 100 Greatest Novels since 1923 (plus Ulysses)

A year of reading the world

196 countries, countless stories...

Senda da Individuação

Por ☿ Deva Layo ☿ Terapeuta Tântrica ☿ Condutora de Percepções

Isaac Sabe!

Seja o Newton, o Asimov ou o seu Isaac da esquina.. ele sabe!

Herlufs-Blog

Min side om ting der sker her på Wordpress

MEU ESPAÇO, MINHA VIDA, TUDO MEU.

Só mais um site WordPress.com

Eurico Gomes

Sobre ler e viver!

Linda Por opção

Portal com muitas dicas para você que escolheu ser linda!

Eurico Gomes

Sobre ler e viver!

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

The JetHead Blog

... the world from 40,000' at 500 mph.

Why? Because Science.

Combating Stupidity Since 2012

The PhotoBook

Commentary on photo books

101 Books

Reading my way through Time Magazine's 100 Greatest Novels since 1923 (plus Ulysses)

A year of reading the world

196 countries, countless stories...

Senda da Individuação

Por ☿ Deva Layo ☿ Terapeuta Tântrica ☿ Condutora de Percepções

Isaac Sabe!

Seja o Newton, o Asimov ou o seu Isaac da esquina.. ele sabe!

Herlufs-Blog

Min side om ting der sker her på Wordpress

MEU ESPAÇO, MINHA VIDA, TUDO MEU.

Só mais um site WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: